terça-feira, 30 de novembro de 2010

Piadinhas de sempre...


Quem nunca ouviu uma piada do seu Estado que atire a primeira pedra! Exemplo é o que não falta! Aí vai um:

Melhor estado do país

Estavam em um bar um gaúcho, um paulista, um carioca e um paranaense, quando repentinamente o paulista se manifestou:
- o melhor estado do Brasil é São Paulo pois temos a maior cidade da américa Latina, maior concentração de habitantes, é o foco político
imediatamente o carioca se manifestou:
- você está louco?? o melhor estado é o Rio de Janeiro, aqui temos as mais belas praias, o turismo do Brasil se concentra aqui e também é o centro das belas paisagens.
o paranaense se pronunciou:
- vocês estão malucos?? Rio de Janeiro e São Paulo são estados violentíssimos. Bom estado é o Paraná um estado seguro com o clima ameno e um ar puro.
os três continuaram a discutir até que uma hora o paulista disse:
- E tu Gaúcho não vai falar nada sobre teu estado?
o Gaúcho respondeu
- Não
- Não vai defender teu estado?
- Não
- Qual que tu acha o melhor estado do Brasil??
- Santa Catarina
- Por que Santa Catarina??
- Porque Santa Catarina é o estado que separa o Rio Grande do Sul de todas essas merdas!!

As piadas são o maior exemplo de uso bem-humorado do estereótipo e da "rivalidade" extistente entre os Estados. A capacidade do povo Brasileiro de fazer graça das suas diferenças divertem muita gente nas rodas de conversa. O Tupiniqueiro Jorge Pedrosa escreveu até uma crônica pra falar disso. Confiram:

Promoção

Na palestra.
“Nem só de variedade cultural vive o povo brasileiro. Existe variedade de piadas também. Quem nunca ouviu um regionalismo bem-humorado? Opa, já vi um gaúcho e um baiano levantando a mão. Um carioca ali, mineiro, paulista... Mais um ilustre representante do Ceará. Ô candango, não fica tímido, levanta essa mão direito! O pessoal de Pernambuco aí em cima também pode participar... Enfim, Todo mundo pode perder a vergonha e levantar a mãozinha se não eu começo a sessão de piadas aqui, hein. Bom, o que eu quero dizer é que essa é uma maneira extrovertida de espalhar pelos quatro cantos do Brasil, exceto o Acre... brincadeira! Uma maneira de espalhar as culturas e raízes de cada região ou estado brasileiro. Porque cada pessoa aqui carrega consigo pelo menos uma poeirinha de cada parte do mundo, de miscigenação, descobrimento e redescobrimento. O Brasil é étnico, eclético e – por que não? – esotérico. É um país à parte, mas que fica no meio, cheio de alegrias, sorrisos e contradições típicas de um povo que perde o amigo, mas não perde a piada, nem a simpatia. As piadinhas bairristas são mais uma forma de se fazer rir e encantar. E se você não fica satisfeito quando se depara com uma anedota dessas, compre meu livro e aprenda a retrucar o sarro que tiraram de você um dia! Obrigado pela atenção. Próximos destinos: Argentina e Portugal.” 

Mais crônicas na Adega de Letras

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tem mais...

Related Posts with Thumbnails